Juventude Petista de Dois Irmãos/RS

Um Novo Tempo para juventude de Dois Irmãos. Criamos um blog para que nossos jovens possam ajudar a construir uma cidade mais justa e igualitária, onde todos tenham oportunidade de se expressar. Esse blog vai tratar, entre outras coisas, nossa política cotidiana, cultura, educação, e, como qualquer outro veículo, tem posição política sobre os fatos que aborda.






terça-feira, 13 de abril de 2010

ELES MUDARAM A HISTÓRIA!

Eles mudaram a história

Che, Pagú, Zumbi e Chico Mendes têm duas coisas em comum: mudaram os rumos da história e as escolhas que tomaram na juventude foram fundamentais para as transformações que eles protagonizaram. Conheça um pouco das decisões que mudaram suas vidas e a história.

Che Guevara (1928-1967)

Ícone da luta da esquerda na América Latina. Desenvolveu sua consciência política e militância a partir uma longa viagem pelo continente no início da década de 1950, tinha apenas 23 anos.

Foi um dos líderes da Revolução Cubana e lutou também na África e na Bolívia. É símbolo de ousadia, solidariedade e está presente no imaginário das pessoas como como herói latino americano.

Pagu (1910 - 1962)
Patrícia Galvão, conhecida pelo pseudônimo de Pagu, foi uma escritora e jornalista brasileira. Militante comunista, teve grande destaque no movimento modernista iniciado em 1922. Desde jovem, Pagu questionava a sociedade da época com sua postura e sua arte, sendo um símbolo da emencipação das mulheres.



Chico Mendes (1944-1988)
Fundador do PT, ficou conhecido internacionalmente com a sua luta pela preservação da Amazônia e respeito aos povos da floresta – e por isso foi assassinado. Foi seringueiro desde criança e só aprendeu a ler e escrever já na juventude, com 20 anos, partindo daí para o sindicalismo e ativismo social.



Zumbi dos Palmares (1655-1695)

Nascido livre, em Palmares, Zumbi foi capturado quando criança e entregue a um padre. Aos 15, voltou para viver no quilombo, tornando-se um dos principais representantes da resistência negra à escravidão e da consciência política no Brasil. É hoje símbolo do movimento negro brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário